pH

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos o pH.
O pH significa Potencial Hidrogeniônico. O pH é um índice ou escala logarítmica que indica o grau de acidez, neutralidade e alcalinidade de uma determinada solução. O pH tem uma escala que vai de 0 à 14. Observe e analise o quadro abaixo.
De 0 à 7 a solução é ácida.
7 é neutra,
 E de 7 à 14 é alcalina ou básica.
pH
 Analise o quadro abaixo sobre o conceito de pH.
pH
 Agora vamos analisar o pH dos alimentos e de outros.
Galera! 
Observe o pH normal na boca do seu lado esquerdo. A saliva tem pH neutro ajuda a diminuir a acidez bucal prevenindo a cárie. Os dentes trocam constantemente minerais com a boca. E a alteração do pH bucal pode acarretar problemas de cáries e tártaros.

Observe e analise o desenho abaixo.
Do seu lado direito temos a boca com o pH alterado para básico ou alcalino. Quando o pH da saliva esta alcalino à uma maior concentração de minerais nos dentes. Essa concentração de minerais nos dentes favorece a formação de tártaros.
pH
Outro exemplo.
Do seu lado direito o pH da saliva esta ácido. Quando o pH da saliva esta ácido os dentes "doam" mais nutrientes para a boca, ficando vulnerável a formação de cárie dentária.
pH
pH no aparelho urogenital.
As glândulas bulbouretrais liberam uma substância que neutraliza a acidez da uretra, que serve de passagem para a urina e os espermatozoides.
pH

 Galera! Localize a estrutura glândula bulbouretral e uretra.
A uretra é um canal que faz parte do sistema genital e urinário. Esse canal da passagem para os espermatozoides e urina passarem. É um canal ácido. Dai as glândulas bulbouretrais liberam uma substância alcalina que lubrifica e neutraliza a acidez da uretra, permitindo os espermatozoides passarem no momento da ejaculação.
 pH


Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

0 comentários:

Postar um comentário