O que é Ciência.

Galera! Hoje estudaremos o que é Ciência. Boa aula.
Galerinha! Vocês sabem o que é ciência?
Ciência é um conjunto de conhecimento organizados e sistematizados, baseados em reflexão, observação e experimentação. Estudando, refletindo, observando, analisando, organizando, realizando experimentos e vivenciando a prática, o homem constrói conhecimento, constrói ciência. É através desses processo que o homem também cria teorias, reforçam teorias já existentes, ou até mesmo, refutam uma teoria, ou seja, anulam uma teoria já existente, propondo uma melhor ou mais eficiente.
O que é Ciência.
 Imagens destorcidas dos cientistas e da ciência.
Galera! Eu acredito que muitos de vocês já devem ter visto uma imagem dessa, ou uma imagem parecida com essa.
Essa é uma imagem errada da ciência. Trazida pela mídia, tv, rádio, jornais, internet, etc.
A mídia associa o cientista como uma pessoa maluca, de jaleco sujo, tênis desamarrado, cabelo grande e bagunçado, barbudo, fazendo experimentos malucos, explodindo as coisas e etc. 

Observe as imagens abaixo. 
O que é Ciência.

O que é Ciência.

O que é Ciência.
 Galera! Cientistas não são assim. Cientistas são pessoas normais. Vamos observar as imagens abaixo e ver como a ciência é feita e construída.

Imagem mostrando um cientista no fundo do mar realizando estudos, observando, analisando organizando ideias, coletando dados sobre o branqueamento do coral, que é  morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes de corais. Esse branqueamento deve- se a um problema ambiental causado pelas mudanças climáticas causadas no planeta.
O que é Ciência.
 Imagem sobre Alexander Fleming, descobridor da penicilina, um antibiótico natural produzido pelo fungo bolor. Essa descoberta revolucionou a medicina.
O que é Ciência.
  Paleontólogos realizando escavações e descobrindo fósseis. Os fósseis ajudam a verificar a variação de clima, movimentos dos continentes, evolução dos seres vivos e etc..
O que é Ciência.
Galerinha! Isso é ciência. É assim que se constrói ciência. Eu poderia citar outros inúmeros exemplos. Para não ficar cansativo citei apenas alguns exemplos. E creio que seja o suficiente, para que nós possamos entender, que os cientista são pessoas normais. 

Galerinha! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

0 comentários:

Postar um comentário