Tipos de vaporização

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos os tipos de vaporização. Boa aula.
Galera! A vaporização é processo na qual a água em estado líquido passa para o estado gasoso. Essa passagem ocorre sob três formas:
A evaporação, ebulição e calefação.

Observação: O ponto de ebulição da água é de 100ºC. Essa é a temperatura que a água passa do estado líquido para o estado gasoso. 

Observe os quadros abaixo mostrando a água líquida vaporizando sob 3 formas.
Tipos de vaporização
Tipos de vaporização
  Galera! Agora vamos estudar como ocorre os 3 tipos de a vaporização.

A evaporação é a mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso de forma lenta e natural. Essa evaporação ocorre apenas sobre a superfície do líquido e não é perceptível visualmente. Na imagem abaixo temos a água evaporando lentamente e gradualmente na temperatura ambiente.

Tipos de vaporização

Observe o quadro abaixo.

Tipos de vaporização

Nesse outro exemplo temos as roupas secando no varal. Essa secagem ocorre por meio da evaporação, processo lento e gradual, não perceptível visualmente e sob temperatura ambiente.
A evaporação ocorre: Com roupas secando no varal, rios, mares, lagoa e poça de água.

Tipos de vaporização

Outro exemplo de evaporação ocorrendo na processo do ciclo hidrológico. Observe a seta em vermelho mostrando a água evaporando que formarão as nuvens.


A ebulição
A ebulição é a mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso de forma rápida e com formação de bolhas perceptível a olho nu.

Tipos de vaporização

Galera! A ebulição ocorre em toda a extensão da água com a formação de bolhas e agitação da água.
Tipos de vaporização

A calefação.
É a mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso de forma praticamente imediata. Quando uma gota d'água entra em contato com uma superfície com temperatura maior que seu ponto de ebulição a água vira vapor rapidamente.
Tipos de vaporização
 Observe outro exemplo abaixo.
Quando a água em estado líquido entra em contato com uma chapa super quente, ela passa para o estado gasoso imediatamente. Isso porque o ponto de ebulição da chapa é maior que o ponto de ebulição (100°C), d' água.

Tipos de vaporização
 Galera! Espero que tenham gostado. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei

0 comentários:

Postar um comentário