Camadas atmosféricas

                              Camadas atmosféricas

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos as camadas atmosféricas. Boa aula.
Camadas atmosféricas

Galera! A atmosfera é uma camada gasosa que envolve e protege a Terra. Essa camada gasosa é formada por diversos gases ( CO2, O2, N2) e vapor d´água. Próximo ao solo a atmosfera encontra-se mais concentrada porque os gases e o vapor d´água que formam a atmosfera estão mais juntos e concentrados. A medida que a atmosfera se afasta do solo essas partículas de gases e vapor d´água que formam a atmosfera vão se afastando uma das outras por causa da força da gravidade que atrai a massa de ar para a superfície. Assim a atmosfera a medida que se afasta da do solo terrestre fica mais rarefeita, menos densa, mais leve e com pouco ar.

Observe os quadros abaixo.
Camadas atmosféricas

Camadas atmosféricas

A nossa atmosfera esta dividida basicamente em 5 camadas.
Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera, exosfera.

Observe o quadro abaixo.

Camadas atmosféricas

Galera! Localize no desenho de baixo para cima, o nome das camadas atmosféricas (troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera). Cada uma delas tem características diferentes.

Camadas atmosféricas

 Localizaram? Agora vamos estudar cada camada atmosférica separadamente.
                                                          
A troposfera

A troposfera é a camada atmosférica que esta mais próxima do solo terrestre. Nessa camada ocorrem os fenômenos meteorológicos, como chuva, trovões, chuva de granizo, tempestades, furacões.

Camadas atmosféricas

A estratosfera.

A estratosfera é uma camada que esta acima da troposfera. A estratosfera é pouco úmida por isso não temos formação de chuvas e nem tempestades. É por esse motivo que os aviões preferem voar nessa camada, para escapar dos fenômenos meteorológicos. Além disso na estratosfera encontramos uma grande concentração de O3 ozônio que forma a camada de ozônio. Uma camada protetora que filtra os raios solares que incide nosso planeta.
Observe no desenho o avião voando acima da troposfera para escapar dos fenômenos meteorológicos e próximo a camada de ozônio ainda na estratosfera voam os aviões supersônicos e balões meteorológicos.
Camadas atmosféricas

Observe na estratosfera uma faixa azul no planeta Terra. É a camada de ozônio, que protege o planeta dos raios u.v do sol.
Camadas atmosféricas

Aviões supersônicos voando na estratosfera.

Camadas atmosféricas

 A mesosfera.

Essa camada recebe esse nome, porque esta localizada na região central da atmosfera. A mesosfera é pouco conhecida mas sabe-se que ela é a camada mais fria com temperatura chegando aproximadamente -90 graus Celsius.

Observe no quadro abaixo, as temperaturas aproximadas, em cada camadas atmosféricas.

Camadas atmosféricas
 Observe no quadro abaixo, os quilômetros aproximados, em cada camadas atmosféricas.

Camadas atmosféricas
  A troposfera.

A troposfera é uma camada muito quente podendo chegar a 1.000 graus Celsius. Na termosfera tem uma região chamada de ionosfera, onde encontramos ondas de rádio e partículas carregadas de eletricidade denominadas íons.

Camadas atmosféricas

Na ionosfera ocorre os fenômenos da auroras.

Observe as imagens.

Camadas atmosféricas

Aurora austral em Wellington, em Nova Zelândia.

Camadas atmosféricas

A exosfera.

A exosfera é a última camada atmosférica até agora estudada. Nessa camada existe pouquíssimo ar. Na exosfera está encontramos muitos satélites artificiais (aqueles construído pelos homens). 
Camadas atmosféricas
 Satélites artificiais construídos pelos homens sobrevoando na exosfera.

Camadas atmosféricas

Camadas atmosféricas

Galera! Espero que tenham gostado da aula. Obrigado por estudar mais uma aula. Até a próxima.

Profº Weslei.

0 comentários:

Postar um comentário