Brisa terrestre e brisa marítima.

                     Brisa terrestre e brisa marítima.

Olá meus queridos alunos! Hoje estudaremos a brisa terrestre e a brisa marítima. Boa aula.

Brisa terrestre e brisa marítima.

Galera! O que é uma brisa?
A brisa é um vento fraco e constante, muito típico das regiões litorâneas. A brisa é classificada em:
Brisa marítima e brisa terrestre.

A brisa marítima.

Galera! Observe as setas e acompanhe a explicação.
Durante o dia o sol aquece a terra e a água ao mesmo tempo. Observe a seta do ar quente. A terra aquece mais rápido. E a terra aquece o ar que esta sobre ela.  E quando o ar é aquecido pela terra ele fica menos denso, ou seja, mais leve. Esse ar aquecido sobe, olhe a seta do ar quente subindo.
Observe a seta que esta no mar. A água do mar demora mais tempo para ser aquecida, logo o ar que esta sobre a água é mais denso, ou seja, mais pesado. Esse ar frio que esta do mar sai e vai para a terra ocupar o lugar do ar quente que subiu.
Resumindo: O ar frio que esta no mar sai para ocupar o lugar do ar quente da terra que subiu. Formando um vento fraco que sopra do mar para a terra. Essa é a brisa marítima. O vento sopra do mar para terra.
Galera! Muito fácil.

Brisa terrestre e brisa marítima.

Mais um exemplo mostrando o ar frio saindo da água para ocupar o lugar do ar quente da terra que subiu. Detalhe. Quando o ar quente sobe ele esfria e depois desce, vai para o mar e retorna a terra formando um ciclo acompanhe a seta de verde.

Brisa terrestre e brisa marítima.

Brisa terrestre.

Galera! Durante a noite a terra demora mais tempo para esfriar-se.
Observe a seta do ar quente na água. Durante a noite o ar quente que esta sobre a água esta menos denso, ou seja, esta mais leve. A noite o ar quente que esta sobre a água sobe.
Observe a seta do ar frio na terra. A noite o ar frio que esta sobre a terra esta mais denso, mais pesado. O ar que esta na terra vai para a água ocupar o lugar do ar quente da água que subiu.
Resumindo: A noite o ar frio da terra vai para a água ocupar o lugar do ar quente da água que subiu. Essa é a brisa terrestre. O vento sopra da terra para o mar.

Brisa terrestre.

Mais um exemplo mostrando o ar frio seta em azul saindo da terra para ocupar o lugar do ar quente seta em vermelho que subiu. Detalhe. Quando o ar quente sobe ele esfria e depois desce, vai para a terra e retorna ao mar formando um ciclo.
Brisa terrestre.

 Galera! Obrigado por assistir mais uma aula. Espero que tenham gostado. Até a próxima.

Profº Weslei.

0 comentários:

Postar um comentário